Na sexta-feira pela manhã o motorista começou a linha de ônibus para que os integrantes da viagem, espalhados por diferentes localidades, como Eschbach, Zienken, Neuenburg e Steinenstadt, realizassem a viagem mais longa do roteiro até agora. Cerca de cinco horas de ônibus para Genebra, na Suíça.
Genebra, é, ao lado de Nova Iorque, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional devido à presença de inúmeras organizações internacionais. A cidade é a sede de cinco departamentos e filiais das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e da Unesco. Assim, Genebra é conhecida como "Cidade da paz".
Federação Luterana Mundial e Conselho Mundial de Igrejas
Na cidade também está localizada a Federação Luterana Mundial (FLM). Ela foi criada em 1947 em Lund, na Suécia, e é a comunhão de igrejas cristãs luteranas, parte do Conselho Mundial de Igrejas. Atualmente tem 140 igrejas-membro, de 78 países diferentes, o que engloba cerca de 66,2 milhões de fiéis no mundo.
A Federação coopera com ecumenismo e relações inter-religiosas, teologia, assistência humanitária, direitos humanos, comunicação e desenvolvimento.
No local, fomos recebidos por brasileiros. Rudelmar Bueno de Faria, diretor do Departamento de Serviço Mundial, dentro da Federação. No Conselho Mundial de Igrejas, localizado no mesmo prédio, a pastora luterana brasileira, Elaine Neuenfeldt foi a responsável, junto com Bueno de Faria pela visita guiada e à apresentação do trabalho realizado por estas instituições em Genebra.
No auxílio a campos de refugiados, um dos maiores acampamentos que é ajudado pela Federação é em Dadaab, no Quênia. O acampamento foi criado em 1991 para abrigar 90 mil refugiados. Hoje tem mais de 400 mil pessoas. Todos os dias mais de mil pessoas são cadastradas nesse acampamento para receberem auxílio.
Rudelmar diz que em grupos, os refugiados caminham até quatro semanas, sem água e pouquíssima comida. Na jornada, enfrentam violência, abusos. Há casos em que mães precisam escolher um dos filhos para ficar no caminho, pois não têm como carregar todos. Situações difíceis de imaginar que ocorram.
O grupo conheceu a capela, onde são realizados cultos e orações. Ao lado, a maior sala de reuniões, cujo teto representa ondas, que conduzem o espírito. Depois da visita guiada, realizamos uma pequena apresentação em um local aberto onde é servido o almoço. O público estava animado e gostaram do forró, samba de gafieira e batucada.
Grupo foi recepcionado na capela da FLM
Na maior sala de reuniões e eventos da FLM
Público ficou animado com a cultura brasileira mostrada na apresentação
Lembrança
Cada integrante do grupo recebeu, como recordação da Federação Luterana Mundial, uma cruz feita com balas. George Togba, junto com outros 30 compatriotas da Libéria, produzem, com cartuchos usados e balas cruzes de diferentes tamanhos. A ideia é converter uma das maiores causas de morte em símbolo de paz.
Cruzes feitas com balas representam a paz
ONU
Às 14h o grupo se deslocou até à sede da ONU, em Genebra, onde fez uma visita guiada. Quem nos acompanhou foi Ângela Wiebusch de Faria, Teutoniense, que trabalha na Federação. Ela organizou e fez as reservas para que pudéssemos visitar as instituições neste dia.
A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 países. Foi fundada após a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de manter a paz e a segurança global, promover melhoras nos padrões de vida e direitos humanos. Em Genebra está localizado o Palais des Nations, maior representação da ONU fora dos EUA.
A visita guiada ao prédio da ONU dura uma hora. A sede possui obras de artes, artesanato e mobiliários, cedidos pelos países membros da ONU para compor a decoração.
A Salle des Pas Perdus tem proporções impressiontes. São 56 metros de comprimento, 9 metros de largura e 11 metros de altura. O Assembly Hall é a maior sala do complexo, com capacidade para 2 mil pessoas.
Grupo no Assembly Hall, a maior sala com lugar para 2 mil pessoas
Na praça das bandeiras
Centro
Depois das visitas, o grupo teve uma hora para conhecer um pouco o centro de Genebra. Com vista para os alpes, e com comércio ao redor do Jett d'Eau, uma fonte e um dos mais famosos marcos da cidade. Ele está Situado no ponto onde deságua o Lago de Genebra no rio Ródano, e é visível em quase toda a cidade.
São jorrados 500 litros de água por segundo a uma altitude de 140 metros.
Centro de Genebra