Os Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela realizam em 2012 a sua 5ª turnê para a Europa. Veja mais informações.
Objetivos:
- mostrar o trabalho desenvolvido pelos grupos em cidades de países da Europa;
- oportunizar aos dançarinos uma viagem inesquecível e de custo viável;
- intensificar o intercâmbio cultural entre grupos europeus e de Estrela cada vez e oportunizar conhecer a cultura e o modo de vida de outros lugares;
Preparação da Viagem:
Muitas pessoas vêem uma grande viagem dessas como algo fácil e que não exige sacrifícios. Essa é a 5ª viagem à Europa e está sendo organizada há dois anos.
Cada um dos dançarinos que integrarem a turma pagam a sua passagem, seu deslocamento de ônibus e participa de promoções, ensaios e reuniões.
Além disso é necessário espírito de grupo, condição principal exigida pelos participantes da viagem.
Roteiro:
Durante trinta dias, serão visitados seis países visitados. Serão mais de 50 cidades e dez apresentações: duas em Portugal, duas na região de Frankfurt, na Alemanha, duas em Steinenstadt, também na Alemanha, uma em Garmisch-Partenkirchen, na região dos Alpes, duas em Marlesreuth, na Baviera e uma na Áustria.
Outras cidades serão visitadas: Viena, na Áustria, Praga, na República Tcheca, Lisboa, em Portugal e Munique, na Alemanha.
Programa artístico:
Os Grupos Folclóricos de Estrela, em seus 48 anos de atividades ininterruptas são conhecidos por seus programas de danças típicas germânicas e encenações de festas e lendas européias. Porém, para as turnês internacionais, é preparado um show diferente. Haverá música ao vivo, com um conjunto formado seis músicos, folclore do Brasil: danças gauchas, samba de gafieira, forró figurado, tango, passistas, escola de samba com batucada e dança alemã, como uma ligação. A instrução geral foi feita por Andréas Hamester, com a participação de Taís Maia, da Arte Escola de Dança, Adroaldo Kalunga e Maurício Flugsteter. O grupo é composto por 48 pessoas.
Hospedagem:
Como os grupos mantêm um intercâmbio cultural com grupos europeus, 20, dos 30 dias de viagem serão em casas de família. A cada ano, os dançarinos do grupo de Estrela abrem suas casas para hospedarem amigos de outros grupos, e por isso recebem hospedagem na Europa.
Os Grupos Folclóricos:
Surgiram em 1964 e tem hoje 412 dançarinos, dos 3 aos 88 anos, em 12 categorias diferentes. O grupo já realizou mais de 1.880 apresentações em 500 cidades de 10 estados do Brasil e em 14 países da América Latina e da Europa. Os grupos têm dois mil ex-dançarinos.
Assim, com 48 anos de atividades ininterruptas, o grupo é o mais antigo do Brasil. Com uma média de 50 apresentações por ano, há uma estimativa de que 45 mil pessoas assistam aos dançarinos por temporada.
A partida:
No dia 10 de junho, domingo, o grupo iniciará a viagem. A programação começa com um culto na Igreja Evangélica de Estrela com seus familiares, seguido por um almoço festivo no salão da OASE. Depois está programada a ida ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A volta ocorre no dia 10 de julho, com chegada prevista no Lar do Jovem às 20h30min.
Por Andreas Hamester
Nenhum comentário:
Postar um comentário