quarta-feira, 20 de junho de 2012

Marburg


O sábado foi o primeiro dia de chuva da viagem. O grupo pegou frio quando foi passear na cidade de Marburg. O município tem a maioria da sua população composta de universitários, e está inserida na região administrativa de Gießen, no estado de Hessen. A cidade é a capital do distrito de Marburg-Biedenkopf – como se fosse o Vale do Taquari. 
Marburg se desenvolveu ao longo de duas estradas medievais, que ligava Colônia à Praga. Em 1228 a Condessa Elisabete da Turíngia, ficou viúva e mudou-se para Marburg, onde quis viver seus últimos anos de vida. Como ela não se entendia com o cunhado, decidiu encontrar um novo lugar para seu reinado. 
A condessa dedicou sua vida aos doentes, e faleceu com 24 anos. Depois foi canonizada em 1235. 
Na igreja de Santa Elisabete (Elisabethskirche) o grupo viu a o local onde a santa está enterrada e no túmulo em que seus restos mortais foram transportados. 
Após a visita à igreja, caminhamos pelas ruas da cidade até o Castelo da Turíngia. Uma curiosidade sobre a recuperação da cidade depois da 2ª Guerra Mundial. Como ela foi parcialmente destruída, as verbas foram liberadas primeiro para as cidades mais atingidas. Então, o recurso para a reconstrução ocorreu somente 15 anos depois, quando a população teve a ideia de preservar o estilo, na maioria enxaimel e não realizar construções novas. Reiner, coordenador do grupo de Hassenhausen explica que o governo determina tudo na construção de casas, desde o seu tamanho, formato, cor do telhado e da casa. Em Gießen os prédios são mais novos, pois foi logo reconstruído. 
Ao chegar no castelo, a vista da cidade é apreciada. Na descida, encontramos uma casa onde Martin Luther viveu por algum tempo. Logo ao lado está a prefeitura (Rathaus) e de uma feira que ocorre nos fins de semana. 
O grupo almoçou e teve um tempo livre para compras. Não é fácil identificar o que está no cardápio, principalmente para quem fala só inglês. 
Na volta para o ônibus, descemos de elevadores públicos, já que a cidade é muito alta. 


Igreja de Santa Isabel


Onde seus restos mortais foram transportados

Grupo encarou a chuva durante o passeio à cidade

Construções antigas preservadas depois da 2ª GM



Prefeitura de Marburg


Nenhum comentário:

Postar um comentário